elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Asseio pessoal
Por razões óbvias, o banho diário é indispensável;
Cabelos curtos e barba raspada ou bem cuidada;
Unhas bem cortadas e limpas;
Dentes escovados e cuidados especiais com o hálito;
Cuidados com caspa e seborreia. A imagem de caspas sobre os ombros dá uma enorme sensação de falta de higiene;
Espinhas e acnes devem ser tratadas. Se necessário, use uma bandagem;
Use sempre um desodorante, porém de aroma suave e agradável.
Postura e comportamento
Dirigir sempre com o corpo reto e a cabeça erguida, evitando debruçar-se sobre o volante ou esticar-se para trás;
Não fumar enquanto estiver dirigindo e, uma vez fora do veículo, só fumar em local permitido;
Não mascar chicletes, nem cuspir na janela, enquanto estiver dirigindo;
Falar sempre em tom de voz audível, evitando gritos, gargalhadas e expressões impróprias;
Dirigir sempre com uma expressão séria, porém simpática;
Não tocar nas pessoas enquanto conversar com elas;
Enquanto aguardar um passageiro, não deve ficar com as mãos nos bolsos ou encostado em paredes ou mesmo no veículo. Isso demonstra desleixo, desatenção e falta de profissionalismo.
É importante que o motorista esteja sempre atento aos gostos e desejos do passageiro.
Embarque e desembarque de passageiros
Nunca aguardar um passageiro dentro do carro. O motorista deve estar sempre do lado de fora do veículo, ao lado da porta, esperando quem vai embarcar;
Se o motorista tiver de aguardar alguém por um longo período, ele deve fechar o veículo e aguardar a pessoa dentro do local onde ela se encontra. Se for em uma empresa, pode ficar na sala de recepção, por exemplo. Se for em uma residência, pode ficar no jardim ou em qualquer outro local apropriado;
Com a aproximação da pessoa que vai embarcar, o motorista deve abrir a porta de trás do veículo para que a pessoa entre. Quando ela estiver devidamente acomodada no banco, o motorista deverá fechar a porta com todo o cuidado, sem batidas fortes;
Alguns passageiros preferem ir no banco da frente, ao lado do motorista. Nesse caso, o motorista deverá igualmente abrir a porta da frente e aguardar que a pessoa se acomode, fechando a porta em seguida;
Se a pessoa que vai embarcar estiver carregando bagagens, o motorista deve ir o encontro dela e apanhar a bagagem, acompanhando-a até o carro. Chegando próximo ao carro, o motorista deve deixar a bagagem no chão, abrir a porta para que o passageiro embarque e, em seguida, fechar a porta;
Após o embarque do passageiro, o motorista deve acomodar a bagagem no porta-malas, entrar no veículo e deslocar-se para o local desejado.
Os mesmos critérios devem ser adotados para o desembarque, além dos que seguem abaixo:
Após estacionar, o motorista deve desembarcar e abrir a porta para o passageiro descer. Se o passageiro estiver acomodado do lado esquerdo do veículo, basta descer e abrir a porta;
Se o passageiro estiver acomodado do lado direito do veículo, o motorista deve contorná-lo sempre pelo lado da frente do veículo, e abrir a porta para o passageiro desembarcar;
Caso haja bagagem, o motorista deve esperar o passageiro desembarcar, abrir o porta-malas, apanhar a bagagem e carregá-la até a portaria do local onde o passageiro vai ficar.
Essas são as regras básicas para o embarque e desembarque de passageiros. No entanto, é importante que o motorista esteja sempre atento aos gostos e desejos do passageiro, procurando assim tomar as atitudes e tudo como ele gostaria que fossem feitas. No caso em que o motorista presta serviços para uma família ou para uma empresa por muito tempo, ele vai aprendendo os hábitos e costumes das pessoas, adaptando-se mais facilmente a eles.
Existem passageiros, por exemplo, que não gostam que carreguem sua bagagem, preferindo fazer isso pessoalmente. Nesses casos, o motorista deve respeitar o passageiro, deixando a bagagem por conta dele e assim por diante. O importante é que o motorista esteja sempre atento a tudo, procurando fazer seu serviço da melhor forma possível.
Cerimonial e etiqueta
Geralmente, empresas ou pessoas que contratam motoristas particulares têm um alto poder aquisitivo e relevante importância social, política ou econômica. Por isso, o motorista deve ter sempre consciência de que estará constantemente em ambientes requintados e bem frequentados. Sendo assim, ele deve ter noções básicas de cerimonial e etiqueta social, como por exemplo, deve saber se dirigir a autoridades, chamando-as corretamente pelo pronome de tratamento adequado (Vossa Excelência, Vossa Senhoria, entre outros).
Da mesma forma, pode ocorrer que, ao buscar uma pessoa para ser levada a algum local, onde a pessoa que vai recebê-la não a conheça, o motorista tenha de fazer as devidas apresentações. Outro fato que se verifica, com frequência, principalmente em viagens longas ou passageiro, patrão ou a família convidar o motorista para almoçar ou jantar na mesma mesa no restaurante. Daí a importância de se conhecer algumas regras de etiqueta social para refeições.
Por Andréa Oliveira
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